Melhores Gins Nacionais

O Gin se tornou uma das bebidas mais pedidas nos bares e baladas do Brasil. Sua melhor qualidade é o sabor distinto, há diversas opções de sabores para agradar a todos os gostos.

Descubra quais são os melhores gins nacionais, eles se destacam pela qualidade de produção e compõem os melhores drinks e coquetéis para sua festa, evento ou simplesmente para você degustar e apreciar esta deliciosa bebida destilada.

Melhores Gins Nacionais de 2024

Quais são os melhores gins nacionais? 

Conheça agora os 10 melhores gins nacionais:

  1. Gin Yvy
  2. Gin Amázzoni
  3. Gin Apogee
  4. Gin Beg
  5. Arapuru
  6. Gin Becosa
  7. Gin WH
  8. Gin At Five
  9. Gin Vitória Régia
  10. Gin Draco

Conheça cada um:

1. Gin Yvy

Melhor Gin Brasileiro London Dry

Yvy Gin Yvy Mar 750Ml
  • Tipo: Clássico London Dry Gin
  • Teor alcoólico: ‎46 %
  • Botânicos: zimbro, canela, cardamomo, noz-moscada, limão-siciliano, laranja, amêndoa e alga kombu.

Um clássico London Dry Gin fabricado no Brasil, o Gin Yvy é uma bebida fresca, inspirada na brisa do mar. Gin Yvy é sofisticado e equilibrado, perfeito para drinks como Negroni, G&T e Dry Martini.

Seus ingredientes são zimbro em maior destaque, combinado com limão-siciliano e alga Kombu que trazem a refrescância, além de canela, amêndoa, laranja e noz-moscada. 

2. Gin Amázzoni

Melhor Gin Artesanal Nacional

Gin Amazzoni London Dry – 750 ml
  • Tipo: Brazilian Dry
  • Teor alcoólico: ‎42 %
  • Botânicos: mexerica, limão siciliano, zimbro, louro e coentro, aroeira, maxixe, castanha-do-Pará, cacau e cipó-cravo

Um gin com ingredientes amazônicos como: aroeira, maxixe, castanha-do-Pará, cacau e cipó-cravo, combinados com ingredientes clássicos, resulta em um sabor exclusivo, especial para tomar puro ou com tônica. 

O Gin Amázzoni conta com produção artesanal que segue a tradição mais antiga, e é aprimorado com os sabores contemporâneos, conferindo exclusividade na sua produção!

3. Gin Apogee

Gin Nacional Premiado para Drinks

Apogee Gin 1L
  • Tipo: Brazilian Dry
  • Teor alcoólico: ‎40%
  • Botânicos: mexerica, limão siciliano, zimbro, louro e coentro, aroeira, maxixe, castanha-do-Pará, cacau e cipó-cravo

O Apogee é um gim saboroso que não agride o paladar e que pelo preço, é caracterizado como um gin custo benefício mas que carrega alta qualidade e pureza em sua receita.

Com um aroma sutil, esse gin é uma boa escolha tanto para fazer drinks quanto para tomar ele puro, já que conta com um leve tom de zimbro e mesmo com seu teor alcoólico de 40%, sente-se pouco gosto de álcool na bebida.

4. Gin Beg

Um dos Gins Brasileiros mais Premiados

BEG Modern & Tropical Gin 750ml
  • Tipo: Floral
  • Teor alcoólico: ‎40 %
  • Botânicos: zimbro, semente de coentro, raiz de angélica, cardamomo, capim santo, folhas de pitangueira, flor de sabugueiro do brasil, canela, limão taiti, mexerica, laranja lima, flor ervilha azul.

“Moderno e Tropical”, o Gin Beg traz florais típicos da flora brasileira, como folhas de pitangueira, flor de sabugueiro do brasil, acentuando ao sabor muita peculiaridade e características inéditas. 

É um ótimo gin para degustar em ocasiões especiais, possui tons florais predominantes e toque frutado.

5. Arapuru

Gin Diferenciado com Sabor mais Suave

Oferta
Gin Arapuru 750ml
  • Tipo: Clássico London Dry Gin
  • Teor alcoólico: ‎44 %
  • Botânicos: Zimbro, coentro, angélica, mexirica, limão cravo, caju, imbiriba, puxuri, pacova, louro, aroeira e hibisco

Um clássico para degustar com drinks. O Arapuru leva ingredientes tradicionais e toques de brasilidades que fazem toda diferença como caju, aroeira, mexerica, imbiriba, puxuri, pacova e outras. 

O sabor é seco e intenso, sua concentração alcoólica é de 44%, sua característica de textura é encorpada e os aromas são nítidos.

6. Gin Becosa

Gin Com Toque Brasileiro e Bom Custo Benefício

Gin Becosa Becosa Sabor 1000Ml
  • Tipo: Clássico London Dry Gin
  • Teor alcoólico: ‎43 %
  • Botânicos: zimbro e ervas aromáticas

O Gin Becosa é um tipo reservado, clássico no sabor europeu, mas com toque brasileiro que se destaca sutilmente em ervas aromáticas. É excelente para drinks. 

7. Gin WH

Gin Nacional do Sul do País com Sabor Picante

Weber Haus Dry Gin 750 Ml Wh 48 Organico Wh 48 Sabor 750 Ml
  • Tipo: Clássico
  • Teor alcoólico: ‎44 %
  • Botânicos: zimbro, erva-mate, cana-de-açúcar e gengibre 

O Gin WH surpreende bastante em sua especiarias, com a erva-mate da região Sul e folhas de cana-de-açúcar com gengibre. A combinação proporciona uma bebida refrescante e picante, bastante única e exótica no sabor, vale a pena provar em ocasiões especiais. 

8. Gin At Five

Gin Brasileiro Artesanal mais Versátil para Tomar Puro ou com Drinks

GIN AT FIVE AT FIVE Sabor 750ML
  • Tipo: Clássico
  • Teor alcoólico: ‎48 %
  • Botânicos: Zimbro e ervas aromáticas

O Gin At Five é mais uma bebida artesanal que possui fórmula clássica, portanto, é bastante versátil tanto para drinks, como para tomar pura. A garrafa também é um diferencial pelo design sofisticado. Possui alta concentração alcoólica de 48%, indicado para quem já é experiente na degustação da bebida. 

9. Gin Vitória Régia

Melhor Gin Orgânico Rosé com Hibisco

Vitoria Regia Gin Vitoria Regia Rose Organico 750Ml Sabor Rosê 750Ml
  • Tipo: Pink Gin
  • Teor alcoólico: ‎38 %
  • Botânicos: Zimbro, Cardamomo, Hibisco, Coentro, Aroma natural de Blueberry, aroma natural de cranberry, casca de limão e pimenta da Jamaica orgânica

Os gins Pink são quase uma raridade no Brasil, mas o Gin Vitória Régia é uma ótima alternativa para quem gosta de bebidas diferenciadas. O gostinho doce de hibisco agrada aos mais variados gostos, também é mais suave, com teor alcoólico de 38%.

10. Gin Draco

Gin Bom e Barato Feito no Brasil

Draco Gin London Dry 750Ml
  • Tipo: Clássico
  • Teor alcoólico: ‎46 %
  • Botânicos: Zimbro, laranja bahia e gengibre.

Uma alternativa barata e de boa qualidade, com sabores cítricos e leve frescor de gengibre. O Gin Draco pode ser ótimo para drinks com tônica, Dry Martini e muitos outros!

O que é o Gin?

O-que-e-GIN
Hoje em dia temos Gins nacionais e importados

O gin é uma bebida destilada de álcool à base de cereais e com infusão de botânicos, ela tem como principal ingrediente o fruto zimbro. A bebida é considerada forte, com porcentagem alcoólica entre 35% e 60%.

Acredita-se que o gin seja uma das bebidas destiladas mais antigas do mundo, sendo usada primeiramente como medicamento, na região Holanda, devido às propriedades curativas do zimbro para doenças renais.

A bebida leva infusão de ervas, frutas distintas, raízes, flores e outras plantas aromáticas. O resultado é uma bebida refrescante, intensa no sabor e no aroma, porém é versátil para combinações, e por isso é uma das favoritas para alguns drinks. 

Hoje em dia o gin é uma das bebidas mais produzidas e que não para de crescer no mundo todo. 

O gin é um tipo de bebida que se renova e acompanha cada época de forma diferente, pois esteve bastante presente no século XX, nas décadas de 20 e 80, agora volta com composições ainda mais aprimoradas, com sabores únicos e até mais sofisticado do que há algum tempo.

No Brasil não é diferente, há muitas marcas nacionais com boa evidência no mercado, elas exploram os sabores típicos brasileiros e surpreendem no resultado da bebida com sabores exclusivos.

Características do gin

Quais são as características que definem um gin?

Por ser uma bebida antiga, o gin já passou por muitas fases, transformações e descobertas na sua produção. O gin que temos hoje no mercado é resultado de séculos de produção e aprimoramento da sua composição.

O gin clássico é aquele que leva o zimbro como componente de maior destaque no sabor. É um tipo de bebida mais amarga, considerado um gin seco e com sabor mais acentuado.

Mas também existem os gins aromatizados a partir de outras infusões botânicas que são os mais variados, desde frutas cítricas a ervas aromáticas e muitas outras plantas que podem ser utilizadas em sua formulação. 

As categorias botânicas de gins mais conhecidas são as seguintes:

  • Gin London Dry (Clássico): É o que tem maior concentração de zimbro na composição, com características mais intensas. É um gin seco e um pouco amargo, um dos favoritos para misturas. Também pode vir aromatizado com coentro e cardamomo.
  • Gin cítrico: Este pertence a categoria dos gins mais modernos, com sabor mais doce, sua fórmula leva cítricos como laranja, bergamota, limão, limão-siciliano.
  • Gin Herbal: As ervas aromáticas e algumas sementes também combinam muito bem com a bebida, trazendo um sabor característico e mais refrescância, como manjericão, tomilho, alecrim, hortelã e anis.
  • Pink Gin: São os gins produzidos com infusão de frutas e herbáceas vermelhas, o que caracteriza sua cor rosada. Sendo comum ingredientes como: morango, strawberry, cerejas e frutas vermelhas diversas.
  • Gin Floral: Uma categoria de gin mais especial, produzido com infusão de flores aromáticas como rosas, hibisco, jasmim, flor de uva e lírio. 
  • Gin Amadeirado: São compostos por noz-moscada, canela, gengibre e demais especiarias.

Como degustar o Gin

Como-degustar-gin
Você pode degustar gin tomando ele puro, com especiarias ou ainda elaborando drinks mais complexos.

Para degustar um gin não há segredo, você pode degustar puro ou deixar a criatividade solta para produzir uma bebida que tenha seus gostos e personalidade. 

Conheça algumas das inúmeras formas de degustar um gin:

Gin Puro

Se você quer perceber a verdadeira qualidade do seu gin, experimente puro! Sem gelo e sem estar refrigerado, apenas sirva em um copo e tome, essa é melhor maneira de degustar e apreciar as notas aromáticas da bebida e a sua singularidade.

Ou, se preferir, acrescente uma pedra de gelo e uma erva fresca, combinam muito bem e mantêm a integridade de seu sabor.

Gin Tonic

O drink mais conhecido é a combinação perfeita de gin + água tônica. É uma fórmula que não tem erro, garante refrescância e uma ótima textura no paladar. 

Essa composição também pede gelo e alguns galhos ou folhas de ervas aromáticas, como hortelã ou alecrim. Você também pode fazer misturas conforme o seu gosto.

Gin com especiarias

É bem comum encontrarmos especiarias prontas para o gin, como frutos secos, ervas, paus de canela, sementes, raízes e assim por diante.

Mas não há necessidade de ir muito longe, possivelmente você tenha algo em casa para incrementar no drink e sentir a delícia que é uma infusão de especiarias no gin.

Veja algumas das especiarias mais usadas:

  • Frutas desidratadas: deixam o gin mais doce, principalmente a maçã e o pêssego;
  • Ervas: pode usar ervas frescas ou desidratadas;
  • Canela em pau e cravo da índia;
  • Pimentas: do reino (preta ou branca) ou pimenta rosa.
  • Chá de sachê: você pode fazer uma infusão de seu chá favorito com a bebida, principalmente hibisco, anis estrelado, limão e gengibre.

Drinks e coquetéis

Não é difícil preparar um drink com gin com os ingredientes que você possui em sua casa. Afinal, o gin combina praticamente com tudo, muitos condimentos acentuam o sabor entre o mais doce ou mais amargo.

Veja algumas combinações para drinks:

  • Frutas vermelhas: cereja, morangos, melancia, ameixas e demais frutas vão super bem com gin.
  • Frutas diversas: frutas cítricas, pêssego, maçã, são ótimos para deixar o gin mais doce.
  • Pepino: O gostinho do pepino com gin + água tônica pode surpreender você. 

Para fazer os drinks é simples, o ideal é usar o suco das frutas, água tônica, gelo e ervas frescas (hortelã, alecrim ou manjericão), não tem erro!

Batidas e gelatina

Quer variar no modo de experimentar essa bebida? Para deixar o gin mais suave e adocicado, experimente com leite condensado, água tônica e morango, basta bater tudo no liquidificador. É impossível não agradar a todos os paladares.

Outra dica são as sobremesas, como a gelatina, que é uma ótima combinação para os dias mais quentes e também garante um sabor doce.

Como escolher os melhores Gins Nacionais?

Gin Brazilian dry vs London dry: qual a diferença no final das contas?

Os gins nacionais são ótimas opções e concorrem com marcas estrangeiras. Até porque existem sabores que somente o Brasil pode proporcionar. Outro fato positivo é o preço, por ser um produto nacional, torna-se mais vantajoso economicamente falando.

Alguns pontos para considerar na escolha de gins nacionais: 

  • Gin com especiarias brasileiras;
  • Tipos de gins nacionais;
  • Gin industrial ou artesanal;
  • Teor Alcoólico.

Antes de escolher a garrafa perfeita, analise com cuidado os aspectos de sabor, composição, aroma, forma de produção e especiarias que compõem a fórmula. Saiba mais detalhes:

Gin com especiarias brasileiras

Os gins nacionais aproveitam os sabores e aromas que a flora brasileira proporciona, combinando os ingredientes clássicos de produção de gin inglesa, com outros regionais. Portanto, aproveite para experimentar algumas especiarias locais.

Alguns sabores da Amazônia, como por exemplo, aroeira, maxixe, castanha-do-Pará, cacau e cipó-cravo, são comuns em alguns gins, combinado ao clássico London Dry, garantem um sabor vibrante. 

Sabores como a cana de açúcar e castanhas brasileiras também estão bastante presentes nas composições nacionais. 

E claro, não poderia faltar a cachaça de alambique, ingrediente que, combinado aos clássicos sabores do gin, deixam a bebida ainda mais singular e característica no sabor. 

Tipos de gins nacionais

No mercado você se depara com uma enorme variedade de tipos e categorias de gins. Podemos listar os mais conhecidos e os que são mais comuns na produção nacional.

E para quem sempre se pergunta qual a diferença do Gin Brazilian Dry para o London Dry, saiba quais são os tipos de gins nacionais e seus diferenciais:

Brazilian Dry:  

O gin tipicamente brasileiro, são aqueles que mais valorizam os ingredientes nacionais, como a cana-de-açúcar, cupuaçu, coco, caju, castanhas e as especiarias, como mate e cipó-cravo. 

London Dry:

Este é o mais clássico, se você quer conhecer o sabor original do gin em uma marca brasileira, busque o estilo London Dry. A característica deste gin é o sabor seco e intenso, com forte presença do zimbro na bebida. Este tipo de gin é o preferido para drinks com tônica e demais misturas.

Old Tom

Quem gosta de bebidas mais doces, o old tom é produzido com adição de açúcar. Porém, é menos comum na produção nacional.

Navy Strength

Para quem quer um gin forte, com alto teor alcoólico, aposte nos estilos Navy Strength, um clássico do século passado, com sabor mais intenso e amargo.

Gin artesanal ou industrial

Além dos ingredientes e estilo, considere também a forma de produção de gin. Hoje as produções artesanais, que se fazem à mão, em menor escala de produção, são as bebidas favoritas pela considerável concentração de sabor. 

Já os gins industriais contam com sabor mais neutro, o que é bom para drinks e misturas, pois a bebida é mais versátil, além disso, o preço também é mais atrativo. 

Por outro lado, o processo dos gins nacionais artesanais é mais personalizado, compondo sabores únicos, geralmente são aqueles com ingredientes regionais, que requerem uma produção mais seletiva.

Teor Alcóolico

Uma boa dica é escolher um gin de acordo com sua experiência com a bebida.

Se você é iniciante, considere os gins nacionais com concentração de álcool entre 35% e 40%, para se familiarizar com o sabor.

O teor alcoólico do gin varia no mundo todo, mas no Brasil a legislação permite a venda de garrafas de bebidas com até 54% de concentração alcoólica. Portanto, fique atento a este aspecto.

Conclusão

Os gins nacionais são ótimas alternativas para quem quer experimentar sabores exóticos que só existem no Brasil. Como acabamos de ver, os sabores são muito variados e surpreendem bastante nas combinações com jeitinho bem brasileiro.

Não tem erro ao escolher, prefira aquele que mais combina com sua personalidade ou com o tipo de evento. E não esqueça que a bebida é versátil e pode combinar com várias especiarias que você possui em casa!

Conheça também outros artigos sobre Gins