Melhores Licores

O licor é uma bebida aromática e doce, fácil de agradar ao paladar. Docinho assim, serve até como sobremesa logo após o almoço ou para servir aos amigos em um final de tarde. 

Os licores são bebidas perfumadas, feitas a partir da infusão dos mais distintos tipos de ervas, frutas, flores, sementes e especiarias, tendo como base uma bebida destilada, como rum, conhaque ou whisky. 

A bebida também tem grande concentração de açúcares naturais para fermentação e que vão trazer o característico sabor doce.

Com sabor doce e aromático, os licores são bem apreciados na forma pura, com gelo ou em temperatura ambiente. 

Há quem aprecie os licores pelos seus benefícios, já que o acréscimo de ingredientes vegetais podem fazer bem para o organismo, sendo conhecidos pelas suas propriedades afrodisíacas, digestivas e estimulantes.

Mas, também vai muito bem em drinks, sendo base para muitos deles, não podem faltar em baladas e bares mais frequentados. 

E é por esse motivo que hoje os licores são tão populares, tendo em vista o aumento de consumo de coquetéis e os mais variados tipos de drinks.

Melhores Licores de 2024

Origem do Licor

Qual-o-melhor-licor

Assim como muitos destilados, o licor é bem antigo, é quase impossível registrar uma região e data exata de sua origem. 

Mas na antiguidade, quando a destilação já era uma realidade, começaram a surgir as primeiras produções. 

Na China, ainda na Idade Antiga, fazia-se um tipo de licor a partir do arroz. O licor também foi produzido por árabes e monges do Ocidente, em monastérios para fins medicinais.

Por envolver uma certa “alquimia”, com a destilação e infusão de especiarias, o licor esteve muito relacionado às lendas de bruxaria na Idade Média, envolvendo superstições e práticas mágicas.

Isto também leva ao fato de que a bebida era muito utilizada como medicamento, conhecida pelas suas propriedades curativas para doenças do coração.

Mas a verdade é que o licor, pelo que constam alguns registros, foi feito pelo alquimista catalão Arnould Villeneuve, em meados de 1250, chegando ao tipo de bebida mais parecida ao que conhecemos hoje.

Já em 1575, surge a primeira destilaria de licores, a Bols Royal Distilleries, em Amsterdã, na Holanda, tendo como criador Lucas Bols.

Como é feita a produção de Licores

Producao-dos-licores

Existem muitas formas de produzir um licor, cada destilaria pode usar a sua técnica, de acordo com ingredientes e resultado que se deseja chegar. 

Antes de tudo, o licor tem como base um destilado já pronto, por isso, há um processo anterior que é a preparação da bebida base. 

O destilado base pode ser qualquer bebida comum do país, aqui no Brasil, por exemplo, é muito comum encontrar licores produzidos a partir da cachaça. 

Tendo o destilado como base, o posso passo é a infusão com outros ingredientes, que podem ser frutas, flores, ervas, sementes e assim por diante. 

Acompanhe alguns passos da produção dos licores:

Infusão

Esse é o ponto que a matéria-prima é colocada para descansar no destilado, usando, frutas, flores, ervas, raízes, folhas, essências, óleos, aromatizantes e extratos de vegetais.  

É esse processo que irá trazer todo aroma, sabor e cor à bebida. A infusão pode acontecer de muitas maneiras, algumas técnicas levam o líquido ao aquecimento, enquanto outras não.

A infusão pode ser feita por vários dias, com o líquido descansando ou passando pela matéria-prima repetidas vezes, assim como para fazer um chá.

Nem sempre a infusão é feita com ingredientes naturais, alguns licores de qualidade inferior costumam usar métodos de composição, com sabores artificiais. 

Além da infusão e composição, existem outros processos para aromatização e sabor, como osmose, em que extrai-se o sabor do açúcar infundido nos ingredientes. 

Ou então emulsão com ingredientes mais gordurosos e encorpados, como cremes, ovos, mel e chocolate. 

Além dos ingredientes que acrescentam sabor e aroma, também é acrescentado o açúcar ou outros tipos de adoçantes.

Destilação

A destilação também é um processo usado para dar sabor ao licor, sendo usado conforme o tipo de ingrediente. ela é feita em alambiques de cobre, em que são colocadas folhas, cascas, ervas e sementes, misturadas com o álcool e a base destilada.

O processo de destilação acontece com o aquecimento do alambique, que consegue extrair óleos essenciais dos vegetais, acentuando o sabor e teor alcoólico.

Filtragem

Os licores também passam por um processo de purificação, em que são removidos as partes das plantas, como raízes, folhas, cascas e demais sobras dos vegetais. Neste processo também há uma clarificação do líquido.

Maturação

Após a filtragem, os licores passam por um processo de maturação, ficando por aproximadamente 3 meses descansando, atingindo assim melhores aspectos no sabor e aroma.

Engarrafamento

Ainda antes de ir para o engarrafamento os licores podem passar por pequenos ajustes de álcool e sabor. Podendo ser acrescentado xaropes de açúcar e água desmineralizada, o uso de corantes também é comum em alguns licores.

Variedades de Licores

Diferentes-tipos-de-licores

Como podemos imaginar, há muitos tipos de licores, eles variam conforme seus ingredientes. 

Conheça agora as principais categorias de licores:

Licores de frutas

Os licores de frutas são os mais variados e favoritos para refrescar, podemos encontrar licores de morangos, cereja, laranja, abacaxi, coco, maçã, banana, pêssego e mais uma diversidade de frutos. 

A origem de produção do licor também pode refletir no tipo de frutos utilizados, aqui no Brasil, por exemplo, temos uma grande variedade de licores produzidos a partir de banana, açaí, caju, maracujá, cacau e outros. 

Licores de ervas

As herbáceas também são muito usadas na produção de licores, estes são caracterizados pelo aroma mais intenso, já que muitas vezes são produzidos a partir do óleo extraído dos vegetais. 

Ervas como anis, camomila, hortelã, melissa, cidreira, alecrim, manjericão, sândalo e gengibre, muitas vezes usa-se não apenas as folhas, mas também caules, troncos, raízes e cascas. 

Os licores de ervas, assim como de algumas frutas, podem ter propriedades medicinais, principalmente para problemas digestivos.

Licores de flores

Muitas flores também são usadas para composição de licores, como rosas, flor de laranjeira, hibisco, entre outros. 

Licores de especiarias

Também é comum encontrar licores de especiarias como canela, cravo, pimenta, noz moscada, cardamomo, baunilha e outros.

Muitos licores de especiarias, com infusão mista de ervas e outras plantas também são conhecidos pelas suas propriedades afrodisíacas. 

Licores com ingredientes como gengibre, ginseng, pau de cabinda, canela, açafrão, catuaba e cravo-da-índia são algumas das especiarias responsáveis pelo efeito afrodisíaco.

Licores de castanhas

Amêndoas, nozes, avelãs e variados tipos de castanhas podem trazer sabores mais amadeirados e intensos aos licores. 

Licores cremosos

Os licores com textura cremosa são muitas vezes saboreados após uma refeição, servindo como sobremesa. Isso porque levam na composição cremes, leite, mel e até ovos.

Como servir e tomar Licor

Drinks-com-Licores

Afinal, como tomar o licor, devemos servir antes ou depois das refeições? Bom, há muitas formas de apreciar essa bebida maravilhosa, pode ser pura ou em drinks e não há um jeito certo. 

Mas, para ajudar você nós separamos dicas e as melhores formas de apreciar a bebida:

Degustando o Licor puro

A melhor forma de você apreciar um licor é tomando puro, já que possui, por si só, um sabor e doçura que agradam bastante. 

No modo tradicional, a bebida é apreciada em um pequeno cálice transparente com pé alto, semelhante a uma taça de vinho, porém bem menor. 

A temperatura ideal para servir o licor é o ambiente, mantendo assim sabor e textura natural da bebida. Mas nada impede de servi-lo gelado ou até com algumas pedras de gelo, embora seja menos indicado, já que pode alterar o sabor.

Antes das refeições para abrir o apetite

A quem diga que uma dose de licor ajuda a abrir o apetite, sendo uma uma forma bem comum de apreciar o licor, uma dica são os licores de frutas cítricas, como laranja, abacaxi ou morango.

Após as refeições para ajudar da digestão

O que faz da bebida ser digestiva são os ingredientes acrescidos a sua fórmula, já que muitas ervas, especiarias e frutos ajudam com a digestão. Além disso, tomar uma dose de licor após as refeições também é ótimo para adocicar o paladar. 

Harmonização do Licor

Você também pode harmonizar o licor com alguns pratos, inclusive, combina muito bem com sobremesas.

Veja como harmonizar os licores:

Para combinar com café

Um café expresso da tarde pode ser muito bem acompanhado de uma dose de licor, ajudando a adocicar a bebida. Para isso, licores de cacau e anis, vão muito bem.

Carnes vermelhas e massas

O licor não combina muito bem com comidas gordurosas, mas vai bem com carnes vermelhas magras e massas. Para isso, licores de ervas, como menta e especiarias, vão muito bem.

Sobremesas, tortas e bolos

Para harmonizar a sobremesa, nada melhor que licores docinhos e cremosos, como de cacau, café, mel, amêndoas, cerejas, frutas vermelhas, baunilha e creme de leite

Bombons e sobremesas de licor

Quer inovar na apresentação desta bebida? Saiba que ela vai muito bem em algumas sobremesas, inclusive em chocolate quente e bombons!

É possível usar os licores em uma variedade de receitas de cremes, bolos, sorvetes, milk shakes, tortas e várias outras sobremesas, proporcionando mais sabor e aroma.

Os licores cremosos ou de frutas vermelhas, cacau e café são os mais usados para essa finalidade.

Uma boa dica de doce com a bebida é a trufa com recheio de licor de chocolate. Para isso, é só fazer a receita normal de sua preferência e acrescentar o licor, o Licor Amarula é bastante apropriado.

Drinks e coquetéis

Os coquetéis são ótimos para uma ocasião especial, como comemorações e festas com os amigos. Cada tipo de licor pode proporcionar novas sensações nos drinks, já que combina com quase tudo, inclusive, com outras bebidas alcoólicas.. 

Por isso, o licor é um ingrediente que não pode faltar na maioria dos coquetéis, são muitos os tipos de drinks que ficam muito mais saborosos, mais doces e perfumados com a adição da bebida.

Dicas para fazer drinks com licor: tenha à sua disposição uma coqueteleira para agitar e misturar bem os ingredientes. Na falta dela, pode usar um copo longo com tampa.

Outra dica é usar licor de Cassis, quando não souber qual usar. Esse é um tipo de licor menos saborizado, sendo assim mais versátil para combinar com outras bebidas e ingredientes.

Lagoa Azul

Esse drink, além de muito saboroso, é lindo, pois leva como ingrediente principal o licor Curaçau Blue, que deixa a bebida com a tonalidade azul. 

Ingredientes:

  • Gelo a gosto
  • 3 rodelas de limão
  • 25 ml de vodka
  • 50 ml de Licor Curaçao Blue
  • Suco de meio limão espremido

Como fazer: Coloque o gelo e os limões em rodelas no copo, depois adicione as bebidas, vodka e licor, pode espremer, finalmente, o limão.

Jurupinga Atômica (ou Melancia Atômica)

Esse é um drink que leva melancia, Jurupinga e licor de Cassis, e pode ser feito dentro da própria melancia.

Ingredientes:

  • 1 garrafa de Jurupinga
  • 1 melancia
  • 2 limões espremidos
  • 2 doses de licor de Cassis

Como fazer: Corte a melancia na parte superior (formando um tipo de tampa), retire o miolo e reserve, pode colocar dentro de um recipiente para apoiá-la. Bata em um liquidificador o miolo da melancia, depois coe e acrescente os demais ingrediente, misture tudo e coloque na melancia com gelo.

Sex on the beach

Um clássico que não pode faltar em pubs, é um drink refrescante, leve e bastante estimulante.

Ingredientes: 

  • 50 ml de vodka
  • 25ml de Licor de pêssego
  • 1 suco de 1  laranja
  • Cubos de gelo
  • 25ml de xarope de groselha

Como fazer: Misture todos os ingredientes líquidos em uma coqueteleira e, por fim, sirva com o gelo.

Cointreaupolitan

Esse é um drink feito com um licor em especial, o Cointreau, um licor à base de whisky e  laranja. O drink é bastante sofisticado e elegante, veja como preparar:

Ingredientes:

  • 50ml de Licor Cointreau
  • 30ml de suco de cranberry
  • 20ml de suco de limão
  • Raspas de laranja em espiral

Como fazer: Coloque todos os ingredientes líquidos em uma coqueteleira, agite para misturar bem. Sirva em uma taça de martini, decorada com raspas de laranja em espiral.

Drink de café gelado

Os licores combinam muito bem com bebidas cremosas, como leite, cremes e por que não com café? Veja como fazer uma receita simples e diferente com licor.

Ingredientes:

  • 50ml de café gelado
  • 50ml de licor de chocolate
  • Chantilly
  • 1 limão espremido

Como fazer: A receita é simples, basta acrescentar o licor ao café gelado, esprema o limão e coloque, por fim, o chantilly. Pode decorar com chocolate ou grãos de café.

Batidas com frutas e leite condensado

As batidas com leite condensado e bebida alcoólica já são conhecidos pelo sabor suave e docinho, com licor essa mistura pode ficar ainda mais saborosa. 

Para fazer batidas, utilize uma dose de vodka e meia dose de licor de Cassis. Pode usar frutas, como morango, abacaxi, maracujá ou limão para dar mais sabor ao drinks. 

Como escolher os melhores licores?

Para apreciar os melhores licores é importante considerar alguns pontos, além do sabor que agrada ao seu paladar, há outras características que agregam qualidade à bebida.

Veja o que observar na escolha dos melhores licores:

  • Intensidade de doçura: suave ou seco;
  • Destilado base da bebida;
  • Teor Alcoólico do Licor.

Veja mais detalhes sobre cada um destes aspectos:

Intensidade de doçura: suave ou seco

Em geral, todos os licores são bebidas doces, ainda assim, é possível definir o grau de doçura. Alguns fabricantes adotam os seguintes padrões para definir o que seria o licor suave e seco.

Perceba as diferenças:

O licor seco é aquele que possui na sua composição de 30 a 100 gramas de açúcares por litro. 

Enquanto o licor suave, também conhecido como licor fino, leva entre 100 a 350 gramas por litro.

Existem ainda os licores escarchados ou cristalizados, que são aqueles que levam quantidades de açúcares superiores, e também muitas vezes usam na composição açúcar cristalizado.

Destilado base da bebida

Como vimos, os licores usam como base da composição algum tipo de destilado, que pode ser whisky, rum, cachaça, vodka, conhaque ou álcool neutro.

Cada destilado incorpora algumas características na bebida, como cor, sabor, textura e qualidade. Geralmente o licor traz como base o tipo de destilado mais produzido na sua região de fabricação.

Aqui no Brasil, os licores com base de cachaça são os mais comuns, como seria de se esperar, já que é a bebida mais popular aqui fabricada. Tendo como característica os licores mais doces e suaves, assim como o rum, que tem como matéria-prima a cana-de-açúcar. 

Já os licores com base de whisky estão cada vez mais populares e também são um tipo mais nobre, eles agregam sabores, aromas com notas amadeiradas e tonalidades mais escuras.

Além de uma bebida destilada, os licores também podem receber álcool neutro à composição.

O álcool neutro, que é destilado de cereais e refinado, sem cheiro, é o mais apropriado para a fabricação de licores de frutas e ervas, já que não interfere no sabor e aroma, ressaltando assim as características naturais da bebida. 

A vodka é outro destilado que possui maior grau de pureza, sem sabor e cheiro, portanto, pode ser usada em licores mais perfumados.

Teor Alcoólico do Licor

Apesar de ser uma bebida docinha, não se engane, pois as porcentagens de álcool dos licores costumam ser altas. Por isso, vá com calma na dose, já que o sabor do licor pode disfarçar a intensidade alcoólica.

A graduação alcoólica do licor varia de 30 a 70% (até mais em alguns licores especiais), mas, em geral, aqui no Brasil o mais comum é encontrarmos licores com 30% de volume de álcool e nunca mais que 54%, que é o que a legislação brasileira permite para venda e consumo de bebidas. 

Quais os licores mais conhecidos?

Entre as tantas opções de licores que há no mundo todo, existem aqueles que são os mais famosos, indicados pelos especialistas e degustadores amadores, pela boa qualidade de produção e sabor.

Veja quais são alguns dos licores mais apreciados no mundo e que você deve ter em casa:

Amarula 

Amarula é um dos licores mais famosos, já considerado o melhor deles, e isso se deve ao ingrediente principal, a marula, que é um fruto exótico da África do Sul.

A cremosidade e sabor com notas de avelã, nozes, amêndoas, baunilha e marula, lembram muito ao chocolate, por isso, vai bem com bebidas com cacau e café. 

Cointreau

O cointreau é considerado um licor francês fino e é um dos licores de frutas mais apreciados no mundo. 

Leva como ingrediente principal laranjas doces e amargas, que resulta em uma bebida com notas cítricas e de especiarias refrescantes, como noz-moscada e cardamomo, limão siciliano e hortelã.

O cointreau é um licor menos adocicado, considerado seco, por isso, também é bastante versátil para usar em drinks.

Baileys Original

O Baileys é um licor clássico apreciado durante o café expresso. Um dos melhores licores à base de whisky e hoje é um dos mais vendidos no mundo todo. 

O licor irlândes é cremoso, leva na composição leite, exalando notas de baunilha e cacau. 

Licor 43

O Licor 43 possui esse nome devido a infusão de 43 tipos de ingredientes naturais, resultando em sabor e aroma únicos, sendo muito deles frutas e ervas aromáticas indígenas, também é conhecido pelas suas propriedades medicinais. 

Outro fator que agrega qualidade a esta bebida é o tempo de experiência, já que é um dos licores mais antigos produzidos no mundo.

Melhores Licores para Provar em 2024

OfertaBestseller No. 1
Licor 43 Diego Zamora 700 Ml
  • Produto original
  • 700 ml
  • Drinque versátil
  • Sabor único
  • Terceiro licor mais vendido do Brasil
Bestseller No. 2
Licor Cointreau Sabor Licor fino de Laranja 700 ml
  • Nova garrafa: Feita com dois terços de vidro reciclado; A ilustração é uma homenagem a primeira destilaria de Cointreau;
  • A nova garrafa também apresenta um QR Code, que concede acesso a uma experiência de coquetel on-line com mais de 400 receitas.
  • O mais premiado licor de laranja do mundo, o Licor Cointreau surpreende até os mais exigentes paladares, sendo a cada dia mais premiado e consagrado globalmente. Proveniente da França, segue tradicionais métodos que maximizam a extração de aromas.
  • Aparência: Claro cristalino e brilhante. As “lágrimas” observadas nas paredes do copo indicam uma cremosidade extraordinária
  • Aroma: Notas perfumadas de casca de laranja e um toque fresco de frutas cítricas. Especiarias como noz-moscada e cardamomo limão siciliano e hortelã fresco
Bestseller No. 3
LICOR SHERIDANS SHERIDANS Sabor 700ML
  • Ideal para curtir bons momentos
  • Vem com 700ml
  • Venda proibida para menores de 18 Anos
Bestseller No. 4
Don Luiz Coquetel Alcoólico Dulce De Leche Cream 750Ml
  • O Don Luiz Cream é um Coquetel alcoólico à base de doce de leite com o aroma da fava de baunilha, resultando num produto único.
  • Ele pode ser degustado Puro, On the Rocks (com gelo) e em Drinks elaborados.
  • Tamanho do produto: 700 ml (Pacote de 1)
  • Marca: Don Luiz
Bestseller No. 5
Licor 43 Diego Zamora 43 Sabor 700ml
  • Licor espanhol derivado de frutas cítricas e plantas aromáticas. Desde tempos remotos, antes da conquista da Antiga Espanha em 209 a.C., já existia a tradição de produzir este licor, os conquistadores chamavam essa poção de “Liquor Mirabilis”, que logo começou a ser exportada para a Roma. A história recente desse licor começa com a descoberta, pela Diego Zamora S.A
  • Vem com 700ml
  • Venda proibida para menores de 18 Anos
  • Marca:43
OfertaBestseller No. 6
Fireball Licor Importado 750Ml
  • Licor de whisky canadense
  • Sabor canela
  • 5 marca de destilados nos eua
  • Explore a nossa gama de produtos
Bestseller No. 7
Licor Baileys Original, 750ml
  • 750 ml
  • Mais de 156 milhões de pessoas no mundo declaram amar Baileys
  • Teor alcoólico: 17%
  • Típica combinação irlandesa, feito a partir de leite fresco, whisky irlandês, cacau, baunilha, açúcar e destilado neutro
  • Baileys criou o segmento de licores cremosos no mundo e até hoje é o líder desta categoria
Bestseller No. 8
Salvatore Longobardo Limoncello Sabor Limão Siciliano 700 Ml
  • 100% natural
  • Licor de limão siciliano
  • Artesanal
  • Origem: BR
Bestseller No. 9
Amarula Cream – Licor, 750ml
  • A FABRICAÇÃO DA AMARULA: O licor é feito a partir do fruto marula que é colhido manualmente quando amadurece livre de cultivo nas planícies da África.
  • O ESPÍRITO DA ÁFRICA EM UMA GARRAFA: Após a colheita o fruto é macerado, destilado e então envelhecido em barricas de carvalho francês por dois anos.
  • DESPERTE SEUS SENTIDOS COM AMARULA: O destilado é então misturado com um creme de leite aveludado para criar o licor cremoso com sabor suave e cativante de Amarula pronto para seu copo.
  • UMA VIAGEM DE SABORES: Um sabor fresco, cremoso e bem equilibrado, com notas sutis do fruto exótico e picante de marula, além de um toque amadeirado de baunilha e caramelo.
  • SIRVA COMO PREFERIR: Pode ser consumido puro, com gelo, água de coco e também com café gelado em drinks gelados ou quentes e coquetéis. Combina com qualquer ocasião.

Conclusão

O licor é uma ótima bebida para se ter em casa e servir aos amigos, como um aperitivo que deixa qualquer socialização mais saborosa. Aromas e sabores distintos dos licores, ajudam a aflorar a criatividade para você servir a bebida da melhor forma. 

Aprecie também a bebida em coquetéis e sobremesas, inovando com a presença intensa e adocicada do licor, já que sua textura e versatilidade permite usá-lo em várias apresentações.