Melhores Energéticos

Os energéticos nos dão aquela energia extra nos dias difíceis em que estamos cansados ou quando precisamos de um vigor a mais para treinar, estudar, ir à balada ou simplesmente para ter mais disposição e aproveitar o dia. 

Quem precisa de uma energia extra vai gostar de conhecer agora quais são as substâncias que realmente funcionam, levando o cansaço embora para você realizar suas atividades.

Com tantas opções no mercado, inclusive de algumas marcas até já bem posicionadas, como Red Bull, Monster, Life Booster, Fusion, Burn e muitas outras, você deve estar se perguntando como escolher um energético bom e que vai valer a pena para a necessidade que busca.

Aqui em nosso artigo você vai conhecer tudo sobre essa bebida, irá saber qual a melhor composição de ingredientes, melhores energéticos para treinar, para trabalhar e estudar e todos os requisitos para você comprar um energético de boa qualidade. Acompanhe!

Melhores Energéticos de 2024

O que são os energéticos?

Qual-o-melhor-energetico

O energético é uma bebida que possui como principal ingredientes a taurina e a cafeína, também pode ter guaraná na fórmula, ingredientes que estimulam o metabolismo, fornecendo mais disposição física e mental. 

A taurina, que é o principal composto dos energéticos é um tipo de aminoácido que ajuda a gerar mais energia no corpo, pois atua como emulsionante de lipídios e também age como transmissor metabólico, o que faz com as contrações do coração sejam fortalecidas. 

Aliado à cafeína e ao guaraná, o corpo fica muito mais “ligado” com uma sensação de estar mais ativo e concentrado. O equivalente de cafeína em uma lata de energético pode  equivaler a três xícaras de café, por isso a sensação de estar mais desperto e disposto. 

Apesar de estar muito relacionado às festas, baladas e curtição, os energéticos não são bebidas alcoólicas e o gosto assemelha-se muito a um refrigerante, já que é gaseificado e um pouco doce. 

Ingredientes dos energéticos

Ingredientes-dos-energeticos

Cada energético pode ter diferentes tipos de ingredientes e em quantidades diversas. Vamos conhecer agora quais são os componentes mais comuns que você vai encontrar nos energéticos e como eles agem no organismo.

Taurina

A taurina é o ingrediente comum em todos os energéticos, afinal, ela é a principal estimulante do metabolismo, ela é um tipo de aminoácido bastante encontrado no organismo, principalmente no coração, olhos, cérebro e músculos.

Sendo o principal ingrediente dos energéticos, ela proporciona vários benefícios, como mais concentração, pois age como moduladora nos neurônios, fazendo com o cérebro se mantenha focado em uma única tarefa, sem se distrair com estímulos que causam dispersão.

Além disso, para a prática esportiva a taurina é uma grande aliada, já que ajuda na formação de músculos, além de proporcionar mais resistência e força física, o que evita a fadiga nos treinos e melhora o desempenho esportivo.

A ação antioxidante da taurina é outro efeito positivo, uma vez que evita a oxidação das células, principalmente durante os treinos, o que gera mais disposição física e vitalidade. 

Cafeína

A cafeína é o segundo ingrediente mais comum nos energéticos, ela ajuda a manter o cérebro mais ativo, além de estimular todo o metabolismo, proporcionando mais energia física e mental. 

O efeito estimulante do café é rápido, já que logo é absorvido pelo organismo e transportado para o cérebro através da corrente sanguínea. No cérebro ela age como psicoativo, influenciando o humor, concentração e raciocínio. 

Os principais benefícios são levar embora a sensação de cansaço do corpo, estimulando a função cerebral, melhora também o desempenho em atividades físicas, fornecendo mais energia e menos fadiga muscular. 

Apesar de ser muito benéfica como estimulante, a cafeína pode alterar o sono, provocando dificuldades para dormir. Por isso, quem tem problemas de insônia, recomenda-se o uso de energéticos sem cafeína.

Guaraná

O guaraná é uma fruta com alta concentração de cafeína, por isso, seus efeitos são bastante similares aos que já vimos acima. Mais energia física e mental, além de contribuir para a produção dos hormônios serotonina e dopamina. 

O guaraná vai atuar no sistema nervoso central, estimulando o alerta e atenção, o que mantém o cérebro mais concentrado, com maior capacidade de raciocínio e memória. 

Açaí

O açaí é uma outra fruta que tem se popularizado como ingrediente em alguns energéticos, embora seja menos comum, ele também é fonte de energias e nutrientes que fazem muito bem ao organismo.

Os benefícios do açaí são muitos, é um estimulante natural, já que é fonte de energia, o que proporciona mais estímulos para o metabolismo acelerar e trabalhar com mais vitalidade. 

Inositol

O inositol em si não é um estimulante, mas sim um componente importante que vai ajudar o organismo a absorver e aproveitar melhor a energia dos outros nutrientes, como a taurina, cafeína e guaraná. 

Também conhecido como vitamina B8, o inositol ajuda a ação dos neurotransmissores, como a serotonina, por isso, é bastante eficiente para regular o desequilíbrio de humor e até doenças psíquicas, como depressão.

Glucoronolactona

Alguns energéticos podem vir com um ingrediente chamado glucoronolactona, ela é muito benéfica aos praticantes de atividades físicas, uma vez que é capaz de atuar como antioxidante, eliminando toxinas do tecido muscular durante os treinos. 

A ação da glucoronolactona é importante para que, enquanto desempenha uma atividade física, o organismo não sinta a sensação de cansaço e fadiga, aumentando a energia e disposição física. 

Os efeitos do energético no organismo

Pode tomar energético? Faz mal ou bem

O efeito do energético no organismo é rápido, cerca de 10 minutos após ingerir a cafeína já entra na corrente sanguínea, você já sente os primeiros efeitos, há um aumento da pressão cardíaca e um “up” que dá mais energia e sensação de bem estar.

Após 40 ou 50 minutos os componentes do energético começam a agir em seu ápice, aumentando a concentração mental e o estado de alerta. O corpo fica mais disposto, aumentando o desempenho físico, o que pode ser bom para começar a praticar um esporte ou treino de sua preferência.

Não dá para saber ao certo por quanto tempo o efeito estimulante dura no organismo, uma vez que isso dependerá da quantidade de substâncias na fórmula, além disso, cada organismo possui seu tempo para metabolização dos nutrientes. 

De toda forma, é possível que você perceba os efeitos por um bom tempo, o que pode variar de 4 a 12 horas. 

Como tomar energético

O-que-e-a-bebida-energetico

Apesar de ser uma bebida sem álcool, o consumo de energético requer alguns cuidados, já que o abuso da substância traz efeitos colaterais negativos. 

Veja algumas dicas e informações para você consumir o energético com segurança:

Quando tomar energético 

Não é recomendado tomar energéticos todos os dias, muito menos várias vezes ao dia. Reserve para as ocasiões em que o uso do estimulante seja realmente uma necessidade. 

Para isto, você mesmo pode estabelecer um dia, horário e ocasião para tomar o energético. Veja alguns exemplos para agregar o uso do energético na sua rotina:

  • Tome cerca de 30 a 40 minutos antes dos treinos;
  • Pela tarde, após o almoço para aumentar a concentração no trabalho ou estudos;
  • Antes de ir para festas: ajuda a ter mais disposição para dançar e perder o sono.

Qual a dose certa de energético?

O uso exagerado de energéticos pode trazer riscos, por isso, é bom controlar a quantidade que irá consumir. A maioria dos energéticos vêm com a dose certa, entre 200ml a 473ml. 

A dica é começar com doses menores, assim você pode sentir os efeitos aos poucos, até porque no começo, o organismo não acostumado tende a ser mais sensível às substâncias.

Para quem já consome e conhece as reações de seu corpo, considere o uso dos energéticos em maior quantidade apenas quando precisar de uma dose extra de energia. 

Outra dica importante é evitar o consumo de café, chá e outras bebidas que contenham substâncias estimulantes, como cafeína, guaraná e açaí, enquanto estiver consumido energético. 

Não misture com bebidas alcoólicas 

Apesar de ser muito comum, a prática não é nada saudável e pode até mesmo comprometer o funcionamento cardíaco. 

Os problemas relacionados à mistura de bebida alcoólica com energéticos também está na falsa sensação de não estar bêbado. 

Muitos acreditam que misturando energético com outra bebida o efeito do álcool diminui, mas o que acontece é uma maior sensação de alerta do sistema nervoso. 

Porém os efeitos do álcool são os mesmos e o excesso do consumo pode ocasionar desidratação, além de arritmia e aumento da pressão arterial. 

Efeitos colaterais dos energéticos

Os energéticos são substâncias aprovadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mesmo assim, seu uso irregular pode causar efeitos colaterais. 

O uso exagerado pode provocar alterações no sono, causando insônia, além disso, pode desencadear ansiedade e agitação, principalmente por causa da presença da cafeína. 

Além disso, o uso irregular pode trazer problemas graves de saúde, como diabetes, perda de nutrientes, desidratação e pode comprometer o sistema nervoso. 

Se você perceber qualquer agitação, palpitações, tremor ou inquietude, suspenda o uso da substância. Além disso, não deixe de consultar um médico para ter conhecimento de sua saúde e se o uso do energético pode trazer algum risco.

Gestantes, lactantes e crianças devem evitar o uso 

O uso do energético não é recomendado para grávidas e mães que amamentam, uma vez que a substância pode afetar o desenvolvimento da criança.

O uso é recomendado apenas para adultos que não possuem problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e hipertensão. 

Como escolher os melhores energéticos

Como-escolher-qual-energetico-comprar-1

Com tantas opções no mercado, surgem as dúvidas para escolher uma marca de boa qualidade e que realmente funcione. Vamos conhecer agora as informações mais importantes para considerar antes de comprar um energético. 

Veja o que analisar nos energéticos:

  • Sabor;
  • Quantidade de açúcar;
  • Quantidade de cada nutriente energético;
  • Vitaminas na fórmula;
  • Volume da embalagem.

Essas são informações que ajudam a avaliar cada substância e saber qual a melhor para você. Conheça mais detalhes sobre cada aspecto:

Sabor

Tomar um energético pode ser mais gostoso se tiver o sabor que você gosta! As marcas apostam em sabores diferentes e atrativos, assim você pode não só energizar, mas também degustar a bebida. 

Existem os sabores diversos e diferentes, como tropical, cítrico, laranja, morango, frutas, maçã verde, açaí e até os menos adocicados, com sabor original de cafeína ou guaraná. 

Quantidade de açúcar

A quantidade de açúcar nos energéticos é o que mais preocupa, já que pode gerar acúmulo de gordura e problemas de saúde relacionados. Por isso, fique de olho na quantidade de glicose da fórmula. 

Para quem quer evitar esse problema, invista nos energéticos zero açúcar, eles são os mais saudáveis. Também é possível encontrar alternativas com baixas quantidades de açúcar na fórmula.

Uma dica para quem não quer energéticos muito adocicados é evitar a escolha das substâncias saborizadas, que trazem doses de glicose mais altas.  

Quantidade de cada nutriente energético

Um fator muito importante a considerar nos energéticos é a quantidade que a fórmula concentrada de cada nutriente estimulante. 

Abaixo vamos conhecer os valores médios estimados para um bom energético. Mas, é bom lembrar que podem ter outros ingredientes não mencionados aqui, o que pode alterar os valores, diminuindo a concentração de alguma substância, portanto, na dúvida, confira com o fabricante as informações. 

Veja agora a quantidade ideal de cada nutriente por dose:

Cafeína: 80mg em 250ml

A cafeína é o que vai ajudar a dar aquele “up”, mas não é indicado abusar na quantidade da substância, já que o uso exagerado pode trazer riscos. 

Por isso, uma porção de energético de 250ml, com 80mg de cafeína é uma boa dose que vai estimular o organismo e não vai causar excesso do uso da substância. 

Taurina: 1000mg em 250ml

A taurina, uma das principais substâncias energéticas, está presente em maior quantidade. O ideal é uma média de 1000mg por porção de 250ml, podendo variar conforme as necessidades do organismo de cada um. 

Guaraná: 8mg em 250ml

O guaraná fornece, naturalmente, cafeína para o organismo, sendo assim, o acréscimo da substância deve ser moderada. Nem sempre os energéticos trazem guaraná à fórmula, mas podem ter outros ingredientes, como o açaí.

Inositol: 40mg em 250ml

O inositol não é comum em todos os energéticos, mas sua ação é bem importante, já que é capaz de converter os nutrientes da fórmula em energia. A maioria dos energéticos com quantidade relevante de inositol possui valor igual ou superior a 40 mg por porção.

Vitaminas na fórmula

Muitos dos energéticos encontrados no mercado possuem na fórmula algumas vitaminas, principalmente vitaminas do complexo B. Isso porque elas são ótimas para evitar a fadiga e cansaço, além de muitas outras vantagens. 

As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12, que são mais comuns nos energéticos, melhoram a disposição física e mental, mantém melhor a concentração e por isso são ótimas para quem quer ter mais atenção para trabalhar ou estudar.

Volume da embalagem

Para não errar na dose, compre o energético com o volume certo para sua necessidade. Existem muitas opções de escolha, desde latas pequenas de 200, 250, 260 ml e 473 ml até 2 litros em garrafa. 

Como a substância é gaseificada, quando aberto ela deve ser consumida na hora, então, escolha de acordo com o uso. Os litros de energéticos são mais indicados para consumo em grupos com amigos.

Quais são os melhores energéticos?

Listamos agora os energéticos mais conhecidos e avaliamos as fórmulas para comparar qual o melhor. Analise cada um e conheça qual traz mais benefícios a sua necessidade, seja mandar o cansaço embora, praticar esportes ou estudar. 

Os 5 melhores energéticos são:

  • Red Bull Energy Drink
  • Energético Monster
  • Life Strong Green Apple Ultra Zero
  • Energy Burn 
  • Energético Fusion

Veja mais detalhes sobre cada um:

1.Energético Red Bull Energy Drink

Melhor Energético 

Red Bull Energy Drink – Energético, 473 ml
  • Cafeína: 151 mg/473 ml
  • Taurina: 1892 mg/473 ml
  • Açúcar: Sim
  • Outros ingredientes: Vitaminas B2, B3, B5, B6 e B12

O Red Bull Energy Drink é um dos mais conhecidos e preferidos de muita gente. Não tem como falar em energéticos, sem falar na marca austríaca que atua há mais de 30 anos no Brasil e no mundo, garantindo credibilidade e confiança. 

O Energy Drink possui a medida certa para quem quer uma boa dose de energia. Sua concentração de cafeína e taurina em grandes quantidades são ótimas para estimular o cérebro e o corpo físico, sendo um ótimo aliado para estudar ou praticar esportes. 

Ele também possui vitaminas na fórmula, como B2, B3, B5, B6 e B12, que ajudam a ter mais disposição mental, concentração e vitalidade. 

A marca Red Bull possui ainda muitas outras variações de energéticos, existem substâncias saborizadas, que podem ser mais gostosas, com sabores exclusivos, como açaí, frutas tropicais, melancia, blueberry e muitas outras. Também é possível encontrar o SugarFree, energético sem açúcar.

2.Energético Monster 

Melhor Energético Custo-Benefício

Monster Energy Monster – Energético Lata 473Ml
  • Cafeína: 65 mg/200 ml
  • Taurina: 800 mg/200 ml
  • Açúcar: Sim
  • Outros ingredientes: Inositol, guaraná e ginseng

Um dos maiores concorrentes da marca anterior, é a Monster, que chega com preço mais atrativo e já um dos energéticos mais consumidos no mundo todo. A substância age rapidamente e possui uma fórmula bem concentrada.

Atletas e praticantes de atividades físicas gostam muito deste energético, visto que possui, além de cafeína e taurina, guaraná e ginseng, substâncias estimulantes que dão mais energia e melhoram o desempenho esportivo.

Outra boa notícia para quem se preocupa com o corpo, a Monster lançou o Monster Energy Lo-Carb, com menos carboidratos e calorias, o que evita a gordura.

3.Life Strong Green Apple Ultra Zero

Melhor Energético Funcional

Energético Life Strong Green Apple Ultra Zero 269ml
  • Cafeína: 86 mg/269 ml
  • Taurina: 1076 mg/269 ml
  • Açúcar: Não
  • Outros ingredientes: Vitaminas B3, B5, B6 e B12

A Life Booster é uma marca de energéticos relativamente nova no mercado, chega com a proposta de oferecer energéticos funcionais, ideais para quem quer mais energia, aliada a um estilo de vida saudável. 

O energético Life Strong Green Apple vem com zero açúcar na fórmula, além de menos calorias, carboidratos, sódio e gorduras. Por isso, é um dos favoritos para quem quer manter o corpo em forma.

O energético é bastante recomendado para uso no dia a dia, para trabalhar, estudar, ter mais disposição em atividades que requerem energia. 

4.Energy Burn 

Melhor Energético Com Preço Acessível

Burn Energy Drink lata 260ml
  • Cafeína: 64 mg/200 ml
  • Taurina: 800mg/200ml
  • Açúcar: Sim
  • Outros ingredientes: Inositol e vitaminas B3, B6 e B12

A Burn também é uma das grandes marcas na fabricação de energéticos e conta com preço mais acessível ao consumidor. O Energy Burn possui uma concentração de taurina, cafeína e inositol que garantem mais disposição física e mental. 

A marca também é reconhecida pelos energéticos em embalagens maiores, de 500ml e 1 litro em garrafa pet. Para quem precisa de um energético para dividir com os amigos, o Burn é uma excelente alternativa. 

5.Energético Fusion Regular

Melhor Energético Com Cafeína Natural do Guaraná

LUBEX Energético Fusion Regular Garrafa Pet 1L
  • Cafeína: 87,5 mg/250 ml
  • Taurina: 1000 mg/250 ml
  • Açúcar: Sim
  • Outros ingredientes: Guaraná

O Energético Fusion Regular é mais uma opção para quem quer energéticos em mais volume para aproveitar com os amigos. A Fusion disponibiliza várias versões, de 250ml, 500ml e 1 litro. 

A fórmula leva guaraná à sua fórmula, tendo a substância como principal fonte de cafeína, o que mantém o organismo mais ativo e mente concentrada. É ótimo para trabalho, estudos e práticas esportivas. 

Além disso, é uma opção de energético com baixa adição de açúcar na fórmula, prometendo até 64% menos açúcar que os energéticos convencionais. 

Conclusão

Os energéticos são substâncias que podem ajudar a espantar o cansaço e a fadiga, mantendo a mente e o corpo ativos, mesmo depois de uma noite mal dormida ou depois de um dia cansativo de trabalho. 

Quando consumidos corretamente, os energéticos podem trazer mais bem estar e melhorar a qualidade de vida. Sem contar que, para quem pratica atividades físicas, os energéticos ajudam no desempenho esportivo e no ganho de massa muscular. 

Portanto, agora você já sabe quais as opções que podem confiar com tranquilidade e garantir bons resultados. Escolha aquele que mais atende às suas necessidades de uso!