Melhores Vodkas

Conheça quais são as melhores vodkas disponíveis no mercado brasileiro! A vodka é uma das bebidas destiladas mais consumidas no mundo todo. Ela é versátil para fazer drinks e coquetéis, assim como vai bem tomá-la pura.

A vodka também é uma bebida bastante relacionada à festas e baladas. Possui sabor suave, quase neutro, mas com um tom apimentado e quente! Muito degustada em drinks, combina bem com frutas, sucos e energéticos. 

Saiba agora mais detalhes sobre a bebida, como consumir e escolher as melhores vodkas para comprar. Selecionamos desde as vodkas mais sofisticadas, até as mais versáteis encontradas em pubs e baladas do mundo todo. 

Melhores Vodkas de 2024

O que é a Vodka?

A vodka (ou vodca) é uma bebida de alto teor alcoólico (graduação média de 40%). Destilada a partir de cereais, como trigo, centeio e arroz, incorporados à água, proporcionam uma bebida pura no sabor e cristalina na cor.

As vodkas de melhor qualidade são as mais puras, ou seja, que passam pelo processo de destilação e filtragem com mais cuidado. A água e os ingredientes da composição precisam apresentar alto grau de purificação!

Esse processo é que torna a bebida com é conhecida, cristalina, suave, forte e, ao mesmo tempo, adocicada naturalmente. 

Origem da Vodka 

Origem-da-vodka

Não tem como falar em melhores vodkas sem lembrar de seu país de origem, a Rússia. Em russo, vodka significa, literalmente, aguinha.

O país é reconhecido pela produção da bebida há milhares de anos, desde o século XIV, com tradição na produção artesanal de vodkas. 

A bebida foi descoberta acidentalmente e usada, a princípio, como anestésico e desinfetante. Mais tarde, o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (mesmo inventor da tabela periódica) reformulou a bebida, trazendo a composição exata para degustação como a conhecemos hoje.

O solo russo contribui para os cereais de sua fabricação e o país se especializou no processo de destilação e filtragem dos ingredientes, o que faz o país ser reconhecido pela alta qualidade de suas vodkas!

Como consumir as melhores vodkas?

A vodka é uma bebida muito versátil, há quem goste de degustá-la pura, em shots. Alguns acrescentam simplesmente limão e gelo. Mas, na forma popular, a vodka é um ingrediente perfeito para misturar em drinks e coquetéis!

Há drinks muito populares com vodka, como Moscow Mule, Sex on The Beach, Caipiroska, Mojito, Batidas e muitos outros. As misturas são simples, requerem ingredientes básicos e o principal: vodka.

Além disso, com frutas, a vodka proporciona uma combinação perfeita. Limão é um clássico, daí surge a Caipiroska, que é, em sua forma mais simples, limão, gelo, açúcar e vodka. 

Outras combinações com frutas são abacaxi, maracujá, laranja e morango. Há também quem goste de acrescentar ervas e especiarias, como pimenta, manjericão, gengibre e hortelã. Esses ingredientes compõem ótimos drinks refrescantes!

Vodka com leite condensado em batidas com frutas também são algumas das bebidas cremosas mais deliciosas. A combinação com leite condensado deixa o gosto de álcool menos presente, tornando a bebida fácil e gostosa de degustar.

Uma alternativa popular de drinks fáceis com vodka é a mistura da bebida com sucos, refrigerantes e energéticos. São ingredientes fáceis de encontrar, para fazer basta dosar na medida de preferência.   

Você também pode experimentá-la em gelatina, picolés e até sobremesas alcoólicas! A vodka realmente pode proporcionar combinações inusitadas pela sua versatilidade, graças ao seu sabor neutro. 

Mas, se você preferir, também pode tomar a vodka pura, em um shot, por exemplo, a dica é consumi-la em temperatura gelada! 

Como harmonizar as melhores vodkas?

Como-Consumir-as-melhores-vodkas-

Com comidas, a vodka é uma bebida que harmoniza muito bem com alimentos não muito gordurosos e com pouco carboidratos. Por isso, é ótima para carnes de peixe e frango. Caviar e salmão são os alimentos mais lembrados para a harmonização da vodka!

Se você pretende fazer uma festa tendo como principal bebida a vodka, o ideal é pensar em alimentos suaves. Petiscos e tira-gostos como saladas, legumes e frutas em conserva, são excelentes opções. 

Como escolher as melhores vodkas?

Na hora de escolher as melhores vodkas é preciso considerar o seu objetivo de consumo e além disso, analisar o que é mais importante para uma boa vodka: a sua pureza!

Para saber tudo isso, nós separamos algumas dicas e informações que vão dar um norte para você avaliar e escolher as melhores vodkas para consumir.

Veja o que comparar nas vodkas:

  • Tipos de vodkas para cada ocasião;
  • Ingredientes;
  • Destilação e filtragem das vodkas;
  • Notas de sabor e degustação;
  • País de origem e tradição de destilação.

Essas são dicas importantes para você analisar na escolha de uma das vodkas. Saiba mais sobre cada aspecto:

Tipos de vodkas para cada ocasião

Há basicamente três tipos de vodkas: as consideradas de luxo ou de alto padrão, com valores que chegam a ultrapassar 1000 reais; vodkas com bom custo-benefício, entre 100 e 200 reais; e vodkas baratas, abaixo de 100 reais. Esse é um preço médio, avaliado atualmente, mas que pode apresentar variações. 

O ideal é escolher de acordo com a ocasião ou objetivo de consumo. As vodkas de alto padrão, por exemplo, são certamente as mais puras, com grau de filtragem muito elevado, garantindo uma vodka de melhor qualidade. Por isso, esse tipo de vodka é ideal para consumi-la pura, em shots. 

As vodkas de melhor custo-benefício são perfeitas para drinks e coquetéis, inclusive, muitas delas que são favoritas nos melhores bares e baladas no mundo todo e recomendadas por muitos bartenders. 

Já para quem busca algo mais conta, também é possível encontrar ótimas vodkas com preço acessível! Elas são muito boas para misturar em drinks e aproveitar a bebida a seu gosto.

Ingredientes 

As vodkas são produzidas principalmente a partir de dois ingredientes essenciais: água e cereais. É importante observar o grau de qualidade desses ingredientes, se você é um consumidor exigente, vai gostar de saber como são produzidos e qual sua origem.

As vodkas mais nobres costumam trazer ingredientes à altura. Por isso, é bem comum vermos uma produção de vodka com maior cuidado na qualidade da água, originada de fontes exclusivas e reconhecidas por serem mais puras e naturais.

Em relação aos cereais, os tradicionais russos e favoritos no mundo todo são trigo, cevada e centeio. É possível encontrar também vodkas de arroz branco, o que é bastante comum no Japão e na China.

Além disso, há vodkas de uva de países como a França, onde a produção dessa fruta é mais comum. 

Destilação e filtragem das vodkas

O processo de produção da vodka é bem complexo e inclui duas etapas interessantes de se observar: a destilação e a filtração. 

A destilação é o processo em que os ingredientes são submetidos a altas temperaturas para que a concentração alcoólica se acentue. Podem ser destiladas de 2 a 10 vezes, tudo depende da fabricação.

Quanto mais destilada, maior sua concentração alcoólica, que costuma variar entre 35% a 50% na graduação de álcool. Embora, em vias gerais, a maioria das vodkas hoje produzidas tenham teor alcoólico em volta de 40%.

Além disso, como já sabemos, a vodka mais pura é a que melhor se qualifica, por isso, o processo de filtragem é bem importante. 

A purificação dos ingredientes garantem que a vodka não tenha gosto, tornando uma bebida versátil no consumo, embora possa ser aromatizada, ela não possui sabor e deve ser livre de qualquer impureza. 

O processo de filtração da vodka mais comum é por carvão ativado, que é um método que retira as impurezas sem interferir na composição da substância. 

Mas, algumas marcas consagradas de vodka seguem técnicas de filtragem ainda mais avançadas, como cristais ou diamantes, rochas calcárias, entre outros tipos de purificações, algumas tradicionais, outras mais modernas.

Notas de sabor e degustação

Embora as vodkas não tenham sabor, elas podem ser aromatizadas, o que proporciona notas de sabor, diminuindo o gosto forte de álcool. Em geral, a aromatização não tira a versatilidade da vodka. 

As notas comuns da vodka costumam ser de floral, anis, pimenta, baunilha, entre outras especiarias. A escolha fica por conta do seu gosto pessoal. 

Vale dizer que é comum encontrarmos também versões de vodkas em sabores, como morango, limão, maracujá. Essas são bebidas com ingredientes especiais na composição, mas, em sua originalidade, a vodka é sem sabor.

País de origem e tradição de destilação

Se você possui um gosto exigente, é interessante conhecer o país de origem de fabricação da vodka, a tradição da marca no processo de destilação e de onde vêm os ingredientes. 

Embora a vodka pareça simples, devido aos ingredientes fáceis de se encontrar, seu processo de produção é complexo. Por isso, é válido conhecer os métodos, técnicas, seleção de matéria-prima, entre os aspectos. 

Saber o país de origem pode ajudar a esclarecer aspectos como a origem e qualidade dos ingredientes. O Japão, por exemplo, fabrica vodkas à base de arroz branco, como é o caso da famosa vodka Haku. 

O fato do país ser especialista nesse grão, proporciona uma vodka de arroz branco de alto nível, com produção artesanal, desde a polidez e refinamento do grão, até destilação. 

Assim como a França produz vodka a partir da uva, em um processo de destilação parecido com os do vinho. São aspectos que tornam a vodka Ciroc, por exemplo, uma das mais inusitadas no sabor. 

Mas, para quem busca tradição no método de produção, aquelas que se baseiam na tradição milenar russa, usada há mais de 500 anos, são, sem dúvidas, uma escolha que não pode faltar para um bom apreciador. 

Inclusive, a produção artesanal da vodka é também algo que deve ser considerado na hora da compra, pois é uma característica de produção que resulta em um sabor exclusivo, considerando o grau de complexidade de sua execução. 

E não é apenas em vodkas russas que você encontra essa produção tradicional, mas também em países como Letônia, Polônia, Holanda e Canadá e EUA, entre outros países.

Quais são as melhores vodkas?

Melhores-Vodkas-para-Comprar

Das muitas vodkas de qualidade que existem no mundo, selecionamos as melhores e mais fáceis de você encontrar no mercado brasileiro. Em nossa lista, você encontra bebidas de luxo até as mais baratas e boas para consumo!

Conheça as 13 melhores vodkas, passando pelas mais luxuosas, com melhor custo benefício e até mesmo pelos modelos mais acessíveis.

Melhores Vodkas de Luxo

  1. – Vodka Luxuosa e Suave
  2. Vodka Ciroc Original 750ml – Vodka Premium de Uvas Brancas
  3. Tito S Vodka Tito S Tito S Sabor 750 Ml – Melhor Vodka Sem Glúten
  4. Wyborowa Exquisite Vodka Polonesa 750ml Wyborowa Sabor vodka 750 ml – Vodka Polonesa de Qualidade
  5. Vodka Stolichnaya 750 ml – Melhor Vodka Mais Pura e Destilada 8 vezes

Melhores Vodkas Custo Benefícios

  1. Absolut Vodka - 1 Litro – Vodka para Drinks com Melhor Custo Benefício
  2. Grey Goose, Vodka, Original, 750 ml – Melhor Vodka da França
  3. Haku Vodka Japonesa Suntory 700 Ml – Melhor Vodka de Arroz Japonês
  4. Belvedere Vodka Pure 700 Ml – Melhor Vodka de Centeio
  5. – Vodka Russa Popular e Muito Versátil

Melhores Vodkas Baratas

  1. Vodka Smirnoff, 1.75L – Melhor Vodka Boa e Barata
  2. – Vodka Barata para Fazer Drinks
  3. Skyy Vodka Anis 980Ml – Vodka Acessível para Quem Quer Economizar

Saiba mais detalhes sobre cada uma delas:

1.Beluga Noble 

Vodka Luxuosa e Suave

2.Vodka Ciroc Original 

 Melhor Vodka de Uvas Brancas

Oferta
Vodka Ciroc Original 750ml

  • Origem: França
  • Destilada: 5 vezes
  • Ingredientes: Uvas brancas nobres francesas 
  • Notas: Levemente adocicada com traços de uva

A Vodka Ciroc Original é bastante reconhecida, popular em bares e baladas, uma bebida versátil e que possui um sabor peculiar adocicado e com traços característicos de uva. 

A origem da Ciroc é a França, sendo produzida a partir de uvas da melhor região, entre elas Mauzac Blanc e Ugni Blanc, cultivadas em Gaillac, de onde surgem os vinhos nobres. 

Além disso, a Ciroc possui um processo de destilação tradicional existente há mais de 500 anos, passando por 5 estágios em colunas de destilação em aço inoxidável e tradicionais alambiques de cobre!

3.Tito’s Handmade 

Melhor Vodka Sem Glúten

Oferta
Tito S Vodka Tito S Tito S Sabor 750 Ml

  • Origem: Texas, Estados Unidos
  • Destilada: não especificado
  • Ingredientes: Milho e água 
  • Notas: Macia e suave

A Tito’s Handmade é uma vodka bem especial destilada a partir de grãos de milho e água, portanto, não contém glúten! Além disso, é reconhecida pela suavidade e maciez no sabor, graças ao processo de produção. 

A receita da suavidade dessa bebida é a sua elaboração, considerada “complexa e harmoniosa”. Ela é produzida artesanalmente na primeira destilaria da cidade de Austin, no Texas, e passa por antigos alambiques que foram usados na fabricação de uísques single-malts e cognacs franceses. 

A Vodka Tito’s atende aos gostos mais exigentes e já recebeu 2 medalhas de ouro na competição de bebidas destiladas “World Spirits Competition”. O que evidencia a requinte e qualidade da bebida!

4.Wyborowa Exquisite 

Vodka Polonesa de Qualidade

Wyborowa Exquisite Vodka Polonesa 750ml Wyborowa Sabor vodka 750 ml

  • Origem: Polônia
  • Destilada: não especificado
  • Ingredientes: Grãos de centeio da Polônia e água
  • Notas: Sutil traços de grãos

A Wyborowa Exquisite é elegante não apenas na sua embalagem exclusiva, mas também conta com sabor e aromas que remetem à sutileza dessa vodka polonesa. 

A qualidade da vodka pode ser percebida pela produção, já que segue a tradição de destilação de vodkas que existe há mais de 500 anos. Além disso, conta com ingredientes selecionados, com grãos de centeio da Polônia e água.

O grão de centeio utilizado na produção é conhecido como dankowskie zlote, que é um grão de origem local, selecionado e produzido com maiores cuidados. 

A Wyborowa Exquisite se destaca também na garrafa, já que é uma peça única desenhada pelo renomado arquiteto polonês Frank Gehry!

5.Vodka Russian Imperia 

 Melhor Vodka Mais Pura e Destilada 8 vezes

Oferta
Vodka Stolichnaya 750 ml

  • Origem: Rússia
  • Destilada: 8 vezes
  • Ingredientes: Trigo e água 
  • Notas: Final suave e aveludado

A Imperia é reconhecida pela maior cuidado no processo de destilação e filtragem. Ela passa por processos de filtragem tradicionais russos, seu país de origem. 

A vodka russa é produzida à base de trigo, colhido no inverno em solo russo e água puríssima, garantindo a qualidade da matéria-prima. Possui um aroma com final suave e toque aveludado.

A Imperia é 8 vezes destilada para garantir ingredientes em ponto perfeito para produção, depois é 4 vezes filtrada em carvão vegetal de bétula para remover as impurezas e 2 vezes filtrada em cristais de quartzo. 

O filtro com quartzo, em especial, é o mais eficaz para garantir um alto grau de pureza e é um dos melhores processos de filtragem para fabricação dessa bebida. Fatores que consagram a Imperia como uma vodka de alto nível e reconhecida como marca de elite pela IWSR 2010!

6. Absolut 

Vodka para Drinks com Melhor Custo Benefício

Oferta
Absolut Vodka - 1 Litro

  • Origem: Suécia
  • Destilada: não especificado
  • Ingredientes: Trigo de inverno do sul da suécia e água
  • Notas: Saborosa, encorpada e complexa

Quem aprecia vodkas já deve ter se deparado com uma Absolut, uma das bebidas mais apreciadas em drinks no mundo todo. O custo-benefício também é um atrativo, já que sua produção e sabor são de ótima qualidade. 

A Absolut é uma vodka da Suécia, produzida a partir de trigo de inverno do sul do país, garantindo o sabor especial dessa bebida. Ela é saborosa, encorpada e complexa, mas sem deixar de lado a suavidade, já que é uma característica dos grãos.

Seu processo de destilação garante uma vodka pura com 40% de teor alcoólico, é destilada incontáveis vezes, até proporcionar uma bebida perfeita para drinks como o conhecido “absolut ginger mule”!

7. Grey Goose Original 

 Melhor Vodka da França

Oferta
Grey Goose, Vodka, Original, 750 ml

  • Origem: França
  • Destilada: 5 vezes
  • Ingredientes: Trigo e água 
  • Notas: Toque suave de vanilla

A Grey Goose Original é um modelo mais popular, já não é de “alto luxo” como as que vimos até aqui. Mas, ainda assim, para quem deseja pureza no sabor, ela é incomparável. 

A Grey Goose é produzida na França, à base de trigo 100% puro da região de La Beauce, e com água filtrada nas rochas calcárias de Champagne. Além disso, seu processo de destilação é feito em 5 etapas, garantindo sabor e material de qualidade. 

É uma bebida suave e doce, com notas de vanilla, sua pureza e suavidade garantem uma ótima harmonização com pães especiais, queijos franceses, ostras e aperitivos sofisticados! 

8.Vodka Japonesa Suntory Haku

 Melhor Vodka de Arroz Japonês

Haku Vodka Japonesa Suntory 700 Ml

  • Origem: Japão
  • Destilada: 2 vezes
  • Ingredientes: Arroz branco japonês
  • Notas: Delicado toque de arroz

Uma vodka diferenciada, produzida a partir do grão de arroz japonês de maneira artesanal. A Haku apresenta alta qualidade na destilação, além de um sabor incomparável que vale a pena apresentar. 

Seu segredo, como já vimos, é o arroz branco 100% japonês, refinado e polido meticulosamente para proporcionar uma vodka clara, limpa e pura. Possui toque suave de arroz, sabor que é gradualmente envolvido na boca, com uma doçura natural.

Além disso, a Haku é destilada 2 vezes com uma técnica do proprietário da Suntory, filtrada em carvão de bambu, o que a torna ainda mais suave e sofisticada.

9.Vodka Belvedere Pure 

 Melhor Vodka de Centeio

Belvedere Vodka Pure 700 Ml

  • Origem: Polônia 
  • Destilada: 4 vezes
  • Ingredientes: Centeio e água 
  • Notas: Baunilha

Uma vodka de nome e tradição, a Belvedere é reconhecida mundialmente por ser produzida a 500 anos em um processo exclusivo. A experiência da produção resulta em uma bebida suave, adocicada, própria para paladares exigentes. 

A vodka polonesa é feita a partir do centeio, produzida em pequenos lotes e destilada 4 vezes, o que garante seu aroma especial, com notas de baunilha, cremoso e considerada para muitos a vodka mais suave!

10.Vodka Stolichnaya 

 Melhor Vodka Versátil

11.Vodka Smirnoff

 Melhor Vodka Boa e Barata

Oferta
Vodka Smirnoff, 1.75L

  • Origem: EUA
  • Destilada: 3 vezes
  • Ingredientes: Cereais e água 
  • Notas: Suave, limpo e fresco

A Smirnoff é uma das vodkas mais conhecidas no mundo todo e no Brasil, especialmente, é uma das mais vendidas. Seu segredo é a pureza no sabor, o que a eleva em relação à concorrência na sua mesma faixa de preço. 

A Smirnoff é triplamente destilada e filtrada 10 vezes, garantindo uma bebida limpa, suave e fresca. Além de tudo, é uma clássica vodka para um drink muito conhecido dos brasileiros: a caipiroska! 

12.Orloff 

Vodka Barata para Fazer Drinks

13. Skyy 

Vodka Acessível para Quem Quer Economizar

Skyy Vodka Anis 980Ml

  • Origem: EUA
  • Destilada: 4X
  • Ingredientes: Cereais e água
  • Notas: Suave

A Skyy Vodka é também uma das bebidas mais baratas da nossa lista e possui classificação premium, graças a sua produção de alta qualidade. É uma vodka versátil para você beber com drinks ou até mesmo pura.

Ela tem uma pureza e suavidade no sabor, já que é destilada 4 vezes e depois 3 vezes filtrada. Sendo uma das vodkas favoritas para drinks como Moscow Mule e Caipiroska.

Além disso, a Skyy é produzida em São Francisco, EUA, por isso, traz conceitos de liberdade e diversidade à bebida, já que a cidade é reconhecida pela sua postura prol desses valores! Essas características também dão nome a bebida, inspirada no céu de São Francisco. 

Conclusão

Escolher as melhores vodkas é uma missão difícil, hoje há grandes marcas reconhecidas pela tradição no processo de destilação, produzindo bebidas com ingredientes puros e sabores sofisticados. 

Por isso, a dica é investir de acordo com o seu objetivo de consumo, como vimos, em nossa lista há uma diversidade de vodkas, algumas são ótimas para produzir drinks e outras valem a pena tomá-las puras!